quarta-feira, 5 de novembro de 2014

AS TRÊS PARTES DO CULTO


O Salmo de número 95 nos traz, com muita clareza, o entendimento de cada parte de compõe o Culto a Deus. Praticar cada uma destas partes é prestar o culto de uma maneira bíblica, na certeza de que agradaremos ao SENHOR.

01. Celebração e Louvor
Nas palavras iniciais do Salmo, vem o que fazer primeiro: “Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos.” (Salmos 95:1-2)
O convite nos é feito para que apareçamos perante o SENHOR com cânticos, com júbilo, com celebração, com ações de graça e com salmos. Aqui é uma verdadeira festa celebrada à Pessoa de Deus. Nosso ajuntamento para cultuar tem este foco, uma festa com muita alegria ao Nosso Deus.
Nos versos 3 a 5, o salmista nos dá as razões pelas quais devemos celebrar. “Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes.”

02. Adoração
O convite agora é para entrarmos na segunda parte do culto a Deus – adoração. Na primeira parte todos juntos fazemos um santo “barulho” em celebração ao Deus e Rei Supremo, Senhor dos céus e da terra, mas aqui, em movimento de muita intimidade, nos prostramos em Sua presença, para permitir que nosso coração se prostre, na mais profunda sinceridade, e transborde de boas palavras que alegram o coração de Deus.
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão.” (Versos 6 e 7a). Enquanto que na primeira parte nossa postura era de quem festeja, agora nosso porte muda de figura, para que nosso corpo e coração se aquietem perante Ele, e ajoelhados possamos adorá-Lo.

03. Ouvir a Sua voz
Este é um momento sublime para todos aqueles que estão envolvidos no culto a Deus, pois depois de celebrá-Lo e adorá-Lo, existe a possibilidade que Ele se levante de Seu trono e nos dirija a Sua voz, isto é, que fale ao Seu povo. Aqui está o maior privilégio que o ser humano pode ter na face da terra – ouvir a voz de Deus. “Hoje, se ouvirdes a sua voz” (verso 7b).
Há um hino que diz:
Que doce voz tem meu Senhor
Voz de amor tão terna e graciosa

Que enche o coração, da consolação
Que só o crente goza.

Vejamos o que o Salmista diz sobre a voz do SENHOR: Ouve- se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas. A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; o Líbano e o Siriom, como bois selvagens. A voz do SENHOR despede chamas de fogo. A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades. A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!”


Depois de celebrar e adorar ao SENHOR, devemos nos aquietar diante dEle, pois certamente Ele terá uma Palavra para cada um de nós, onde nosso coração se encherá de Sua graça, conforto e direção para o viver diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário